Vitiligo Renato Ramalho

Tipos de vitiligo

O vitiligo está presente em cerca de 2% de toda a população mundial e se trata de uma doença dermatológica, sem causas convictamente definidas, em que o indivíduo perde a pigmentação de uma parte ou várias da pele e/ou mucosa de todo o corpo. Essa doença está presente em 7 tipos de vitiligo diferentes que vamos abordar aqui.

A doença pode ser dividida em 2 grupos diferentes: Tipos de Vitiligo Localizado e Tipos de Vitiligo Generalizado. Os locais de maior incidência do vitiligo são cotovelos, joelhos, genitália, rosto e, principalmente, extremidades de membros superiores (mãos) e de membros inferiores (pés).

 

Principais tipos de vitiligo e características

principais tipos de vitiligo

Tipos de Vitiligo

  • Tipos de Vitiligo Localizado

O Tipo de Vitiligo Localizado normalmente surge em até três regiões corporais com manchas que evoluem rapidamente em semanas ou poucos meses, sendo que a mancha aparece, cresce rapidamente e já se estabiliza, não aumentando mais de tamanho nem aparecendo novas lesões. Este tipo se divide em 3 tipos de aparição no indivíduo.

  1. O primeiro é o tipo segmentar que se apresenta na forma de uma ou mais manchas já totalmente sem cor em um segmento unilateral do corpo, sendo frequente a distribuição de um dermátomo.
  2. O segundo é o tipo focal, que consiste em machas em uma determinada área sem qualquer especificidade.
  3. Já o terceiro tipo, menos comum em estágios iniciais, é o de mucosa, que atinge as mucosas do corpo como o interior da boca.
  • Tipos de Vitiligo Generalizado

Existe também o Tipo de Vitiligo Generalizado, que infelizmente é a forma mais comum da doença. Neste tipo, as manchas são simétricas, ou seja, aparecem em ambos os lados do corpo nos mesmos locais, podendo assumir um ritmo acelerado ou lento de evolução e o mesmo se aplica à sua estabilização, que pode inclusive não ocorrer. Este tipo se divide em outros 4 tipos de aparição:

  1. Um deles é o vulgar, que é a aparição mais comum em todos os indivíduos e consiste em manchas simétricas em diversas áreas.
  2. Outro tipo generalizado é o misto, que geralmente mistura o Vitiligo Generalizado Vulgar com o Vitiligo Localizado Segmentar pelo corpo do indivíduo.
  3. Um terceiro tipo generalizado é o acrofacial, que acomete o indivíduo em extremidades dos membros, como dedos das mãos e pés, e parte distal da face.
  4. O quarto tipo é o mais raro entre as pessoas, que é o universal. Este tipo consiste em uma despigmentação de mais de 50% da pele e/ou mucosas do indivíduo.

Em indivíduos com vitiligo ainda existe a possibilidade do surgimento de novas lesões que são denominadas de fenômeno de Köebner. Neste fenômeno, novas lesões surgem em locais que receberam algum tipo de trauma como, por exemplo, cortes, pancadas, arranhões e etc. Por isso é necessária cautela para que não surjam novas lesões.

Falamos um pouco sobre todos os tipos de lesões que o vitiligo pode causar de forma que você, caso tenha a doença, possa saber qual o seu quadro. Nunca se esqueça que em qualquer um dos tipos, o tratamento é importantíssimo para que o indivíduo leve uma vida normal e sem preocupações, sempre com o cuidado necessário.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários

  1. Miriam martins disse:

    Tenho vitiligo e minhas mãos umas 2 ver por mês tenho uma coceira nas mãos q sai.ate sangue ja nao sei.o.que fazer

  2. Miriam martins disse:

    Gostaria de saber como parar com este vitiligo pelo menos no meu rosto

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.