Vitiligo Renato Ramalho

Sintomas E Tratamento do Vitiligo

É muito importante que se conheça os sintomas e tratamento do vitiligo por ser uma doença pouco conhecida, mas que atinge muitas pessoas. Embora não contagiosa, essa doença pode ser genética. O preconceito ainda é seu maior inconveniente. Conheça seus sintomas e tratamento.

Sintomas e tratamento do vitiligo

-Sintomas do vitiligo

Portadores de vitiligo apresentam áreas lisas, mas com textura de pele normal, porém sem pigmento e que aparecem de forma súbita ou gradualmente. As áreas atingidas apresentam uma borda mais escura e bem definidas, são irregulares.

As áreas mais afetadas são o rosto, joelhos, cotovelos, mãos, órgãos genitais e os pés. Afeta os dois lados do corpo de forma igual. O vitiligo é mais sensível para pessoas que possui a pele escura, devido ao contraste entre as manchas brancas com a pele mais escura.

Além das manchas, não aparece mais nenhum alteração na pele. E se você apresentar manchas brancas sob a pele, marque uma consulta com seu médico dermatologista.

Mesmo que não causem danos a saúde física, essas alterações estéticas podem causar problemas psicológicos, prejudicando o convívio social. Com o grau de comprometimento emocional abalado, poderá afetar de forma negativa a evolução da doença, então, muitas vezes é preciso o acompanhamento de um psicólogo para pacientes em tratamento, pois isso ajudará a conseguir um bom resultado.

sintomas e tratamento do vitiligo

Sintomas e tratamento do vitiligo

-Tratamento do vitiligo

Essa é uma doença bem difícil de ser tratada e as primeiras opções para tratamento são:

  • Loções ou pomadas que contenha corticosteroides;
  • Pomadas ou loções com imunossupressores, como tacrolimus (Protopic) e pimecrolimus (Elidel);
  • Fototerapia, que é um procedimento médico no qual a pele fica exposta cuidadosamente à luz ultravioleta. Ela pode ser realizada sozinha ou logo após o paciente tomar uma medicação que deixa a pele mais sensível à luz. É realizada apenas por um médico dermatologista;
  • Medicamentos tópicos como o metoxisaleno (Oxsoralen).

Outras formas é remover a pele, ou seja, fazer enxerto das áreas pigmentadas normalmente e coloca-las nas áreas que já perderam a pigmentação. Para casos extremos que é quando a maior parte do corpo é afetada, na parte que ainda possui pigmento pode deixá-la despigmentada. Essa mudança será permanente e somente é utilizada como último recurso.

Para casos menos agressivos, diversas maquiagens e tintas para cobrir as manchas podem ser usadas, disfarçando assim, o vitiligo. Mas cuidado, pois esses produtos precisam ser prescritos por seu médico dermatologista.

Não se esqueça que a pele que não possui pigmento tem mais risco de danos causados através do sol. Então, aplique protetor ou bloqueador solar com amplo espectro (UVA e UVB) de fator protetor solar alto, pelo menos de manhã, na hora do almoço e no meio da tarde.

Áreas com despigmentação ficam suscetíveis a queimaduras solares e sucessivamente, a determinados tipos de câncer de pele.

É bom saber

A evolução do vitiligo pode variar imprevisivelmente. Algumas partes até poderão recuperar o pigmento normal, porém outras áreas novas sem pigmento podem aparecer. Embora a pele com a mancha receba coloração, ela poderá ficar ligeiramente mais clara ou mesmo mais escura do que a pele normal. Vale saber também que a perda do pigmento poderá se agravar com o tempo.

Conhecer os sintomas e tratamento do vitiligo é importante, pois quanto mais cedo for o início do tratamento, melhor será a resposta terapêutica, assim como a prevenção da evolução para quadros que podem se intensificar e se tornar mais resistentes ao tratamento.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário

  1. Everton Soares Alves disse:

    Oi eu tenho no pênis vitiligo oque faço será que volta o normal com pomada apareceu do nada

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.