Vitiligo Renato Ramalho

Como se pega vitiligo. As causas prováveis

Você sabe como se pega vitiligo? Pois bem, vitiligo é uma doença que manifesta manchas brancas na pele e mechas igualmente brancas no cabelo. As lesões aparecem em áreas visíveis como o rosto, braços, cotovelo e mãos, o que faz deste um mal constrangedor para aqueles que o possuem, principalmente entre pessoas de pele mais escura, em que as manchas ganham maior destaque.

O falecido astro da música pop, Michael Jackson, sempre alegou que a mudança em sua tonalidade de pele foi por causa das ações do vitiligo em seu organismo, o que causou alarme no mundo todo. Diversas questões sobre como se pega vitiligo foram levantadas e, se você não as conhece, este artigo mostrará tudo. Confira:

 

Formas de como se pega vitiligo

De acordo com dados da comunidade de dermatologia, cerca de 1% da população mundial possui vitiligo. Mas como foi que um número tão grande de pessoas, em um universo de sete bilhões, adquiriu essa doença?

Vitiligo é uma doença provocada pelo próprio sistema imunológico da pessoa. Exatamente como o vitiligo surge ainda é um mistério para muitos médicos, mas há teorias sobre a causa.

É mais comum o vitiligo aparecer após um problema emocional, não importa a natureza, apenas o tamanho da força que o abalo o atinge. Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, o sistema defensivo atua contra o organismo como hipertireoidismo.

Alguns pacientes com vitiligo afirmam que queimaduras solares também ocasionaram o surgimento da doença, portanto, especialistas aconselham o uso de protetor solar e cuidado com a exposição diária ao sol forte.

Outra maneira de pegar vitiligo é de forma hereditária, ou seja, se alguém de sua família, mesmo em graus mais distantes tiverem a doença, há chance de adquiri-la também.

Como se pega vitiligo

Como se pega vitiligo

Vitiligo não é uma doença contagiosa

Por ser autoimune, o vitiligo não é contagioso. Não existe nenhuma forma de pegar vitiligo que não seja desenvolvendo a doença. Por isso não fique receoso ao encontrar uma pessoa com a pele manchada por conta do vitiligo, não irá pegar.

O vitiligo atinge todos sexos e raças de maneira idêntica, o que muda é o fato de que a pele mais clara consegue disfarçar melhor as manchas.

Sintomas

A despigmentação surge com placas brancas sobre a pele, principalmente nas partes que ficam mais tempo expostas ao sol, como no caso dos pés, mãos, lábios, rosto e nariz.

O tipo mais comum é quando as manchas se espalham pelo corpo inteiro, sem que seja possível determinar quanto do corpo será afetado, pois varia de caso a caso. Outra forma é quando aparece em apenas poucas áreas e o terceiro surge somente na metade do corpo.

As manchas não causam dor, no entanto, todo cuidado com elas é necessário. As manchas de vitiligo são menos resistentes que o restante da pele ao sol e, portanto, não podem ser bronzeadas normalmente como a pele saudável do corpo.

O resultado para quem não se cuida são queimaduras terríveis que podem surgir nos locais atingidos. Isso torna natural pessoas com vitiligo usarem roupas mais longas, não irem à praia, entre outros.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário

  1. Paulo Alexandre disse:

    Também quero pegar esta doença.. Como EU fasso. Por favor quero saber. A foma mas simples de pegar esta doença

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.